Friday, June 22, 2007

® Gira-Sol Dos Oceanos II - o sonho

O Sonho

O céu matinha os horizontes de cores fortes, de arder e vislumbrar os olhos dos artistas. Nunca vi a Santa Maria mãe de Jesus, ou grandes reis, com a boca aberta em suas imagens e pinturas. Dentro da arte realista, apenas loucos, poetas, cientistas e pintores eram retratados com tais expressões, como método de diferenciação e preconceito. Nele Maria rodopiava ao som dos umbandas, em meio a orixás, cachaça, fumaças e incensos. Maria cantava, não fechava a boca para nada, nem recuperar o fôlego. Suas pernas eram belas e usava o tradicional manto azul. Bela Maria. Após tanta folia, vi lágrimas em seus olhos, de tempo em tempo a transparente gota se tornava mais densa, de cor mais forte e escura.

Em forma de espirais as nuvens entorpeciam quem as olhassem, as plantas tão coloridas e vivas refletiam no ambiente o cheiro da paz. Mas Maria chorava, não entendi se era por mim, por ela, pelo que acontecia, por porre, mas chorava. Estendi a mão, ela a segurou forte, tão forte como uma grávida no momento que inicia o parto. Já não sabia o que falar para tentar ajudar, e nessa hora ela já não abriu mais a boca para me contar, talvez porque não sabia, mas essa desculpa de não saber, de esquecer, tem sido tão repetitiva que cansou os ouvidos. Só que se nessa hora ela realmente não sabia? Aquele vazio dos homens de pouco trabalho, de mentes espaçosas poderia ter a contagiado.

No fundo de seus olhos me vi, me vi como a esperança que acalenta o peito dos jovens perante as injustiças, a sede vanguardista. Vi que me doía as lágrimas de Maria, fosse quem ela fosse. Mas o que faria um pobre pé-rapado como eu, sem eira nem beira. Se na vida eu era um prematuro, um cigano, principalmente nessa vida nova de que nada sei, nem o lugar que me proporcionou o sonho eu saberia dizer, imagine fazer aquela mulher parar de sofrer da dor que não existe.

6 comments:

Anonymous said...

Sobre o conto, ele possui um significado, sem dúvida, muito profundo. Mas necessita de uma história mais envolvente para deixar de ser apenas uma reunião de idéias isoladas sobre as confusões e reflexões de um pobre sem eira nem beira. Continue escrevendo, sei que o texto está no começo, mas pense no que eu disse se você quiser chegar à 100 páginas. Se fosse fácil não teria graça.

Jofre Carsou Hey said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

Dica: Leia "Ulysses" do autor J. Joyce. Narrativa de mais de 800 páginas sobre um único mísero dia na vida do personagem. Haja formas de se expressar!

Anonymous said...

Se é que você já não tenha lido James Joyce, coisa que eu ainda não fiz. Mas como eu sou vulgar... ¬¬

Marco Aurélio said...

Bosta, odeio concordar com anônimos... ahiuehaiuehauha

só comentei nesse mas eu li os três... gostei da idéia, mas como o anônimo(que eu acho que não é tão anônimo assim né?) falou, precisa de uma história mais envolvente pra prender o leitor, ainda mais por ser um texto longo, não são todas as pessoas que gostam de ler, e que se concentram no ato da leitura...

Mas é isso aí, continue seus contos que é ótimo pra sua evolução e a minha como leitor ;)

Sujeito da camisa listrada said...

Continuando a linha de comentarios criticos acho que a linguagem está muito legal e a mistura do introspectivo com o real e as referencias externas prendem -me do texto (gosto do estilo), ams concordo com os caras que a trama ainda não apareceu. Você manda bem Vane, bejo!